domingo, 18 de maio de 2008

Texto de Reflexão

Nos dias de hoje tem-se vindo a verificar que as culturas e costumes a nível mundial estão a ficar cada vez mais homogéneas. A este processo dá-se o nome de Globalização.

A globalização tem sido principalmente marcada pela expansão mundial de grandes empresas mundiais. A McDonald’s, por exemplo, possui mais de 18 mil restaurantes em 91 países. Outro aspecto significativo é a mudança no modo de produção das mercadorias. Hoje em dia, as multinacionais, auxiliadas pelas facilidades na comunicação e nos transportes, constroem as suas fábricas em qualquer lugar do mundo de acordo com os seus interesses económicos (mão de obra e matérias-primas mais baratas, vantagens fiscais, etc.). Este facto leva a que haja uma transferência de empregos dos países ricos - que possuem altos salários e inúmeros benefícios para os trabalhadores - para as nações industriais emergentes, como os Tigres Asiáticos. Assim, actualmente deparamo-nos com produtos sem uma nacionalidade definida. Por exemplo, um automóvel de marca norte-americana pode conter peças fabricadas no Japão, ter sido projectado na Alemanha, montado no Brasil e vendido no Canadá. Os países de todo o mundo estão cada vez mais interligados e dependentes uns dos outros, tanto que o que acontece num país tem impactos directos em todos os outros. Esses impactos podem ser positivos ou negativos. Para exemplificar um impacto negativo poder-se-á falar do aumento do risco de epidemia global. Há pessoas que estão constantemente a viajar de um ponto para o outro do país graças à mais facilidade em atravessar fronteiras, isso faz com que, no caso de surgir uma epidemia num dado país, ela se possa alastrar vertiginosamente por todo o mundo. Como impacto positivo poder-se-á referir que nos últimos tempos se tem observado uma rápida evolução e popularização das tecnologias da informação (computadores, telefones e televisão) o que tem sido fundamental para agilizar o comércio e as transacções financeiras entre os países. Por exemplo, em 1960, um cabo de telefone intercontinental conseguia transmitir 138 conversas ao mesmo tempo. Actualmente, com a invenção dos cabos de fibra óptica, esse número sobe para 1,5 milhões. Uma ligação telefónica internacional de 3 minutos, que custava cerca de US$ 200 em 1930, hoje em dia é feita por US$ 2. O número de usuários da Internet é de cerca de 50 milhões e tende a duplicar a cada ano, o que faz dela o meio de comunicação que mais cresce no mundo. E o maior uso dos satélites de comunicação permite que alguns canais de televisão sejam transmitidos simultaneamente em diversos lugares do globo. Tudo isso permite uma integração mundial sem precedentes. Assim, os desdobramentos da globalização têm vindo a ultrapassar os limites da economia e começam a provocar uma certa homogeneização a todos os níveis em todo o mundo.

Em suma, antigamente a globalização resumia-se apenas a pequenas trocas comerciais mas, hoje em dia, a globalização é um processo muito vasto que representa as influências que os países têm uns sob os outros, sendo essas influências a nível social e político.

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